sexta-feira, 31 de maio de 2013

“Arraiá do Papagaio” no Sítio do Papagaio






Junho, o mês dos nordestinos, o mês do nosso, por alguns anos esquecido, São pedro volta a despertar expectativa e ansiedade de todos os filhos da terra das flores. Este ano os caenenses vivenciarão novamente, um dos maiores símbolos culturais de sua terra, um enxague de alegria a quem tem o trabalho árduo como tarefa diária, nos 365 dias do ano. Nosso São Pedro voltou...

A pouco foi lançada, de forma profissional e organizada, como deve ser, a tradicional festa junina de Caém. A nova administração caenense vingou o planejamento estratégico e sua força de vontade para reconstruir uma festa que muitos já não acreditavam em ressurgir. O empenho, a dedicação, a audição e o respeito ao legado São Pedrense, tenho certeza, foram locomotivas para esta ressurreição cultural.

A observar os instintos do evento, me permito expor uma grata surpresa, o tema da festa: “ARRAIÁ DO PAPAGAIO”. Grande escolha! Durante quase 20 São Pedros organizados em nossa terra, os mesmos foram alternados por temas divergentes, nada tradicionais, desvinculados totalmente do contexto histórico-cultural caenense. Agora vejo que 2013 veio para desbancar essa insensibilidade quase que perene; o outrora Sítio do Papagaio, precursor da "Nossa Metrópole", merecidamente é lembrado e homenageado – Espero que se torne permanente e, independente do prefeito ou grupo político, a feliz denominação Arraiá do Papagaio se perpetue.

Nos resta, agora, torcer e fazer acontecer o sucesso, esbaldar-nos de confraternização nos reencontros tradicionais e mostrar mais uma vez, através de nossa alegria contagiante, como se faz o melhor São Pedro do Brasil.

Entre várias discordâncias que existem e deverão existir, desta vez me prendo aos elogios ao prefeito e sua equipe, mostrou que mesmo em paralelo às dificuldades – utilizadas como pretexto e mastigadas exageradamente pela gestão anterior, aonde tentaram (sem êxito) maquiar e/ou omitir a falta de projeto, criatividade e planejamento – é possível proporcionar clássicos momentos de visibilidade à Caém, renda aos caenenses e lazer e alegria à todos.








Rafael Muricy tem 27 anos, nasceu em Caém, é consultor em gestão pública, blogueiro do PolitiCaém e do Portal Elefante Verde, além de ser admirador da arte política com ideais.


2 comentários:

  1. Quero um Caém novo!!5 de junho de 2013 às 01:41

    Sobre o São Pedro, defendo a posição de dúvida sobre sua viabilidade nesse momento difícil de nossa região...

    Já sobre o nome do Arraiá (Arraiá do Papagaio), tb achei brilhante. Rafael, foi vc quem sugeriu? me recordo do dia que vc falou desse nome, lembrando que esse seria um nome ideal por ter sido um dos primeiros nomes de nossa terra.

    Abços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, realmente eu já havia explanado, a algum tempo, sobre a definição (Arraiá do Papagaio) como ideal para tematizar de forma fixa, o nosso São Pedro. Contudo, por coincidência, a organização atual da festa também obteve esta quase que óbvia ideia. Portanto, não obtive qualquer participação.

    Da próxima vez, por favor, identifique-se, não acredito na existência de risco algum quanto ao comprometimento de sua imagem.

    ResponderExcluir

Identifique-se. Seja construtivo, responsável e comente sem ofender as pessoas.

Cordialmente, Equipe PolitiCaém.