quinta-feira, 8 de março de 2018

Primeira reunião NFC e Rede Sustentabilidade - ATA



- Iniciou-se o encontro com apresentação de Rafael Muricy, membro da Nova Frente Caenense, durante 20 minutos, a comentar sobre o histórico sociopolítico caenense e as ações já executadas pela juventude no município. A palestra ponderou, especificamente, a deficiência dos gestores que
administraram e administram Caém, seus vicios eleitorais/reiros, insensibilidades socioeconômicas e a tradicional dependência de recursos institucionais dos orgãos estaduais e federais para solucionar necessidades básicas e fomentar novas atividades de bem estar e desenvolvimento educacional, cultural e econômico.
Rafael concluiu a abertura do encontro pedindo apoio da juventude e dos cidadãos com mentes renovadoras a unirem-se em prol da elaboração de um projeto moderno de administração pública, projetado com a participação direta de todos os caenenses a incluir as opinões descartadas das decisões importantes no que tange o planejamento geral dos recursos municipais vigentes e de todos os planos dos variados setores da nossa comunidade.

- Logo em seguida, concluido este primeiro momento do evento, a palavra foi dada a Reini Mota, membro da executiva estadual do partido Rede Sustentabilidade. Este, logo no inicio de sua participação, tratou de declarar os princípios fundamentais da Rede antes de acrescentar sua
característica predominante de partido político com ideias e ideiais plenos, robustos e progressistas. Uma instituição que trata de proliferar suas opiniões em todo o território nacional e internacional através de ações políticas independentes sem se preocupar tanto com outras linhas que buscam a divergência e o embate puramente eleitoral.

- Arison Bigodão, membro da NFC, logo em seguida, tomou a palavra inicial da segunda parte do encontro aberta a todos os participantes para reafirmar a característica renovadora do evento e do movimento, as necessidades frequentes que sofrem os caenenses, a focar com ímpeto a ausência histórica de políticas que incentivem o esporte, a cultura, entre outros instrumentos de desenvolvimento dos jovens que já são maioria e que frequentemente obrigam-se a buscar alternativas em outras localidades, ou, nos piores casos, o que não é incomum, adentrar-se no mundo das drogas e do crime.
Ademais, ainda com a palavra, Arison, que é empreendedor do setor de turismo e
entretenimento no município, concluiu enfatizando a ausência real dos poder público no incentivo, acompanhamento e impulso das potenciais e já existentes atividades turísticas do município.

- Em seguida foram registradas as declarações do vereador pelo terceiro mandato consecutivo, Pablo Piauhy. Este iniciou sua breve participação elogiando os realizadores do evento e logo em seguida optou por discordar das criticas inseridas aos poderes legislativo e executivo municipal. Segundo o vereador, o principal motivo da falta política voltadas os jovens é a ausência da juventude no debate político causada principalmente pelo desinteresse dos jovens pelos assuntos políticos em geral. De acordo com suas palavras, em toda sua carreira legislativa sempre houve baixíssima assiduidade por parte da juventude no questionamento e participação nos debates políticos do munícipio, tanto na zona urbana quanto rural. Segundo o mesmo, em Caém, há baixa perspectica de evolução política justamente pela rasa disponibilidade da população de pouca e média idade. Ao final Pablo se declarou entusiasmado com a possível chegada da Rede Sustentabilidade em Caém: "um partido novo com boas ideias".

- Logo, outro vereador entre quatro presentes, Toinho Araponga, manifestou seu apreço e admiração a essas novas manifestações políticas, principalmente no que se refere as propostas sensíveis a renovação política em terras caenenses. Relatou, como líder comunitário de primeiro mandato, sua dificuldade inicial, quando ainda decidia por candidatar-se, em conseguir um partido que lhe hospedasse, acrescentando ao termino de sua breve fala o desejo de poder participar de potenciais novos encontros e debates.

- Erosvaldo, jovem morador da localidade de Quebra-Coco, zona rural de fronteira entre os municípios de Caém e Saúde, foi o proximo a falar. Dentre seus argumentos o foco foi a crítica ao coronelismo e protecionismo institucional do sistema político brasileiro, principalmente nos
interiores do pais com ênfase na nossa região nordestina. Erosvaldo, sobriamente, relatou sua experiência ao tentar e não conseguir ilegitimamente participar do último peitol eleitoral como candidato a vereador na cidade vizinha. Disse haver sofrido perseguição e discriminação por ser pobre, jovem e habitante da zona rural, além de ter ouvido vários comentários diretos aonde tentavam lhe fazer "entender" que a política não era para pessoas com seu perfil. Erosvaldo mostrou interesse em filiar-se a Rede Sustentabilidade e estender ao seu município os ideias renovadoras da Nova Frente Caenense.

- Marcelo Almeida, membro da NFC, foi o próximo a manifestar-se. Comerciante caenense no ramo de produtos naturais, mostrou ser completamente a favor da intensificação do debate político na cidade, das discursões que buscam mais conteúdo e novas soluções para os problemas históricos da nossa região e da política nacional. Citou a necessidade de produzirmos novos instrumentos de comunicação como o incentivo a criação de imprensas escrita, falada e de video, além de outras varias ferramentas alternativas -redes sociais, debates públicos nas escolas, assembleias, conferências e encontros- que trabalhem na intensificação e enriquecimento da comunicação no nosso município e região.

- Debora Lola, empresária local do ramo financeiro, iniciou sua participação aclarando a importância da educação básica, pública e popular, a atingir todos os círculos sociais da nossa população. Pontuou sobre a a cultura anticidade dos caenenses, das ruas sujas, do rio poluído e da falta de noção geral sobre o bem estar geral da nossa comunidade. Acrescentou a importância da nova geração na construção de novos mecanismos geradores de renda, como o turismo e a agricultura; criticou os cartéis políticos e sugeriu a criação de estratégias para desarticulá-los; Débora concluiu expondo a ideia de buscarmos mais caenenses interessados e preocupados com o desenvolvimento futuro da nossa comunidade.

- Joel Andrade Filho, membro da NFC, enfermeiro e bancário, foi o próximo a falar e logo de primeira disse que o momento é de ação. Contestou as palavras do vereador Pablo Piauhy no que tange a inserção da juventude nos debates na sociedade, reafirmou a existência dos cartéis políticos e se colocou a disposição para sua desarticulação. Por fim, convocou os presentes para organizarem juntos ações de cidadania como multirões, feiras de serviços de saúde (exames, diagnórticos, consultas e recomendações), meio ambiente, eventos comunitários de esportes variados (não somente futebol), lazer, cultura (teatro, dança, artes plásticas), ciência, tecnologia e educação (feiras de livros, oficinas de leitura, escrita, idiomas, interpretações).

- Jane Andrade, foi a terceira vereadora a falar e praticamente concordou com todos os pontos discorridos até o momento no evento, incentivou as novas articulações políticas, as novas ideias, e se colocou a disposição para colaborar nas novas ações pretendidas pela frente. Além disso, já como colaboração, propôs um olhar sobre o tradicional e esquecido potencial de Caém na produção e cultivo das flores.

- José Gonçalves Pacheco, carinhosamente conhecido por todos os caenenses como Papa, introduziu sua fala referindo-se a importância da atuação das novas ideias por partes da nova geração do município e acrescentou sua imprescindível contribuição neste processo, salientando o projeto "Associação Progressista Bahiazinho", por ele fundado a quase duas décadas e que influenciou e influência centenas de jovens caenenses na vida atlética, educacional, disciplinar, social e profissional. Ademais, Papa citou a importância de algumas características culturais do nosso município, a falar das tradicionais festas profanas São Gonçalo do Amarante e São Pedro e do papel preponderante delas na evolução cultural do município.

- Fabio Queiroz, quarto e último vereador a se fazer presente e pronunciar-se no evento, representando a localidade de Gonçalo (maior e mais importante distrito do munícipio), frisou essencialmente a problemática histórica da fuga do capital caenense para outros municipios da região, evidenciando, como comerciante que também é, as dificuldades econômicas que Caém vive sobretudo pela inexistência de políticas públicas que priorizem a geração e circulação de renda.
O "Cartão Caenense" e "Associação Comercial" foram duas alternativas levantadas e discutidas neste momento do encontro, as quais contribuiriam robustamente para a resolução deste problema.

- Adriano Freitas, membro da NFC e empresário do ramo varejista, em suas poucas palavras manifestou total apoio as novas ideias explanadas no evento e se colocou a disposição em ajudar e participar do novo modelo administrativo que consolidar-se como opção para as próximas eleições municipais.

- André Almeida, membro da NFC e músico caenense, ressaltou a cultura que segundo ele sobrevive praticamente excluída dos recursos públicos.
André pontuou a importância de ações dos poderes públicos para viabilizar a participação e assessoramento direto de profissionais da cultura e artistas nas decisões municipais a respeito do que se deve investir em projetos culturais, como também na elaboração de calendários semestrais/anuais de eventos que enfoquem na formação e evolução dos jovens que serão o futuro de nossa terra.

- Lindemar, professor da rede municipal de ensino, fez menção a produção e comércio agrícola (outrora ativo, hoje desarticulado e degradado). Segundo o professor, ex-produtor de tomate, há uma demanda incalculável de medidas de apoio por parte do poder público municipal tanto na intermediação entre os produtores rurais, como na conexão entre projetos governamentais nas esferas estadual/federal e os produtores. " O que falta é criação e execução de projetos municipais condizentes com as características próprias do nosso município." Estas pequenas movimentações, segundo ainda o professor Lindemar, contribuiriam fortemente para o desembaraço da economia
local.

- Valdeci Muricy, produtora atacadista no ramo de confeção textil, trouxe ao debate dois pontos importantes: 1. a dificuldade dos produtores e comeriantes de desenvolverem-se diante dos crônicos problemas econômicos locais; e 2. a falta de sensibilidade dos diregentes públicos no que se refere
a valorização e priorização dos produtos, serviços e trabalhadores caenenses. Segundo a comerciante, na maioria dos governos municipais de Caém adotam empresas externas para prestar serviços de gerenciamento, construção e produção, além de importar a maioria demandada dos recursos materiais, minerais e alimentícios.

- Aurivanda Almeida, empresária no ramo de distrubuição de combustíveis, ressaltou exclusivamente a deficiência cultural de Caém no que se refere a comunicação e o debate.
Segundo Aurivanda, o povo caenense necessita abrir a cabeça para as novas ideias e perspectivas, trazendo como exemplo as boas experiências. A empresária concluiu manifestando sua dúvida em relação ao futuro de Caém e suas perspectivas possíveis de evolução e abertura de mentes, diante deste cenário retrógrado.

- Jackson Almeida, membro da NFC, iniciou a falar da importância do resgate da cultura tradicional caenense, de suas festas e manifestações culturais e artísticas, que segundo o mesmo foram desprezadas nas últimas décadas. Jackson conclamou sobre a necessidade de um novo modelo de representação política em Caém, convocando todos os setores, todas as pessoas interessadas, todos os grupos associados, a discutir os problemas reais da nossa comunidade e abrirem-se para novas e possíveis soluções baseadas no novo mundo que temos e nas novas possibilidades que nos rodeiam. Por fim, Jackson expôs sobre o interesse principal da união entre a Nova Frente Caenense e a Rede Sustentabilidade: elaborar um plano de propostas conciso e colocar a disposição da sociedade caenense.

Após todos se manifestarem, abriu a possibilidade de um novo encontro, a marcar data, local e horário, para constituição oficial da Comissão provisória do partido Rede Sustentabilidade Caém e ato de filiação para qualquer caenense interessado.

Ao fim foi servido coquetel para confraternização entre todos os presentes, saneado a muita euforia e perspectivas de termos um Caém sempre melhor.



Câmara Municipal de Vereadores de Caém, 27 de janeiro de 2018.
Nova Frente Caenense
Rede Sustentabilidade Caém






Um comentário:

  1. Essa reunião foi muito produtiva ! Sempre bom expor e ouvir as necessidades da nossa terra ...

    ResponderExcluir

Identifique-se. Seja construtivo, responsável e comente sem ofender as pessoas.

Cordialmente, Equipe PolitiCaém.