quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

#sessaodequinta4 - INVESTIR NO PRESENTE PARA COLHER NO FUTURO



A semana da Câmara foi destacada por dois temas controversos da atual gestao do município de Caém: Limpeza Pública e Esporte. 

Dois cidadãos subiram a tribuna da Câmara Municipal para, respectivamente, explanarem os temas supracitados, o senhor Jackson, Líder comunitário e proprietário da empresa responsável pela limpeza pública do nosso município e a Senhora Lucinha, professora e ativista do esporte principalmente com crianças do Gonçalo

No primeiro assunto da sessão do dia, limpeza pública, a pauta genérica e que levou o líder comunitário Senhor Jackson a tribuna foi a dúvida se o mesmo exercita o comando e o controle financeiro da empresa consorciada do município encarregada da limpeza pública, a qual é proprietário legal, ou se apenas é usado como laranja da administração publica do município. Sobre isto cabe aos vereadores esmiuçarem um pouco mais os fatos. 

O que parece é que esta instabilidade administrativa vem gerando problemas na prática e na realidade das ruas do município, além dos desleixos relativos a ordem pública e a imagem física da cidade de Caém. O lixao praticamente invadindo a sede e até um tal muro que nao se segura em pé, como denunciou o vereador Lolinha: 

"a cidade parece estar abandonada, as cobranças nao sao atendidas, as respostas nao sao respondidas... a exemplo do descaso do muro da comunidade Sao Joao Batista que custou quase 150 mil reais e já caiu duas vezes... as pessoas estao se queixando, é um sério problema de gestao... irresponsabilidade, falta de comprometimento…".

Já a Professora Lucinha, na pauta de esporte e cidadania, pediu apoio para o campeonato que ela organiza e que está próximo da final que acontecerá no próximo dia 20.12 na sua localidade, e chamou atençao para a decadência principalmente do futebol caenense. 

Alguns vereadores criticaram o potencial desinteresse da juventude pela prática do esporte e a monetizaçao dos clubes e atletas existentes. Sobre esse tema esta coluna alerta para a ausência integral de incentivos municipais e fazer a ponte entre programas federais e estaduais e projetos, ideias e açoes internas do município voltados a criança e o adolescente - em Caém, infelizmente, nao há impulso institucional decente para que iniciativas como a de Profª. Lucinha, Baiano Goleiro, Pacheco, Antonio Neto, entre muitos outros, deem resultados a médio e longo prazo. E que resultados sao estes? É claro e óbvio, esporte forte, juventude ativa e alto nível de exercício cidadao das novas geraçoes. Para que sejam adultos íntegros e capazes.

Destaque da semana-

Vai para o vereador representante do Gonçalo Jonilton, proponente de solicitaçao de emenda direcionada a membro da Assembleia Legislativa, aonde por via desta foi disponilizada uma ambulância para servir a populaçao do Gonçalo e adjacencias. Parabéns vereador, cabe aos representantes políticos perseguir a tarefa de estreitar o espaço entre serviços públicos e a populaçao!


Sessao de Quinta
rafael muricy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se. Seja construtivo, responsável e comente sem ofender as pessoas.

Cordialmente, Equipe PolitiCaém.