segunda-feira, 19 de março de 2012

Criatividade Caém.


O pensamento pequeno e subsistente de se pensar e agir, sempre impregnado em muitos, por inferências derivadas desde fatores culturais até a ausência de iniciativa e comprometimento com as molduras da vida, caricatura, cada vez mais, o nosso passivo País. Sempre fui daqueles que pensa de forma diferente, entusiástica, de modo a transvaliar sobre o meu potencial e de outras infinitas coisas que me faz o gosto; CAÉM é uma delas, sempre me fez raciocinar e, por restritas ocasiões, falar.
Há sempre discussões válidas, mesmo que sem nexo, envoltas a nossa cidade. Palavras que, por vez, soam subdesenvolvimento e adesismo ao CAÉM de todos os tempos, estagnado, sem perspectiva e preocupado, exclusivamente, com o imediatismo e suas causais obrigações. As ações da história refletem concretamente nos dias futuros, e o futuro é, quando não previsto, mais intenso e duro. Pesquisas mostram que 90% das vezes em que agimos, pensamos nele, e, o quanto ele pode nos impressionar. Ao interagir sobre o futuro, me vêm os princípios, pelo menos teóricos, da administração e seus processos gestores, estes fazem qualquer empresa privada ou pública funcionar.
Eis a manchete que correu a Bahia e regressa o supracitado 90%, via o Jornal Correio da Bahia, totalmente desmembrada a méritos político-partidários: “Pelo menos 90% dos municípios baianos não sabem administrar seus recursos financeiros.” E CAÉM, segundo a Firjan, entre os 5.565 municípios do País, tem a 5209° posição no Índice de Gestão Fiscal, na Bahia envolve-se entre os nove piores, mesmo tendo a maior receita própria entre seus pares - Neste momento, um esclarecimento é dever da gestão.
Os principais quesitos analisados foram, a receita própria, os gastos com pessoal e os investimentos municipais. Os três constituem bases importantes para a governabilidade. Entre várias, destacam-se duas importantes pontuações: A insistência ao modelo falido e caro da anti-profissionalização do funcionalismo púbico e a falta de investimentos municipais. Ora, é legítimo que se profissionais técnicos forem responsabilizados por funções específicas e burocráticas – característica do serviço público – mais eficiente e barato será desempenhado o trabalho. Outrossim, os investimentos são quesito pétreo, tanto por se caracterizar em gerar trabalho e renda , quanto por garantir uma perspectiva de crescimento ao município.
As dificuldades nos municípios brasileiros são, realmente, notórias, mas não podem servir de obstáculos para a elaboração de projetos que se viabilizam por meio de planejamentos arrojados e transparentes. Um planejamento bem feito transforma dificuldade em organização e o inatingível, fatalmente, será atingido. Se não fizermos força, com a ajuda do preparo, organização e da criatividade, não atrairemos turistas dispostos a gastar, por não termos nosso principal evento turístico (São Pedro), tampouco projetos relacionados; e emprego por não termos políticas públicas de atração de investimentos. Enfim, quando atravessarmos esta etapa do imediatismo e tratarmos os investimentos como plantações possivelmente férteis, teremos uma cidade bem melhor.
A intercessão de opiniões, elevando o respeito aos representantes públicos, com reciprocidade é claro, afinal somos nós que os escolhemos, pode elevar CAÉM ao topo desta tabela. É o que eu, com meu idealismo, sonho! Independente do Gestor.
Por Rafael Muricy.
rafacaem@yahoo.com.br

8 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..........AMIGOS, PELO AMOR DE DEUS....VAMOS PARAR DE HIPOCRISIA......ESSA NOTÍCIA REALMENTE É A MELHOR PORTA DE ENTRADA PARA OS MENINOS DO QUANTO PIOR MELHOR....

    AQUI PRA NÓS....TODO POLÍTICO, CIDADÃO, PROFESSOR, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, PRESIDENTE DE PARTIDO ETC E ET SABEM QUE CAÉM ESTÁ INSERIDO NESSE ÍNDICE DA FIRJAN HA DEZENAS DE ANOS......KKKKKK

    ME POUPEM....

    TUDO "MUNDO" SABE, ALIÁS QUEM TEM INTERESSE NO TRABALHO DA COISA PÚBLICA SABE QUE CAÉM NÃO POSSUI RECEITA SUFICIENTE PARA PAGAR SUAS DÍVIDAS, POR MAIS "MÃO DE VACA" E ECONÔMICO" QUE SEJA O GESTOR...KKKKKKKKKK

    ESSA NOTÍCIA VIROU NOVIDADE PARA ALGUNS PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE PARTICIPAM DO "DIA DIA"....EU DISSE DIA DIA E NÃO FIM DE SEMANA, DOS PROBLEMAS DE CAÉM SABE QUE SOMOS PÉSSIMOS EM ARRECARDAÇÃO....TEMOS UMA BASE TRIBUTÁRIA MODERNA E ATUALIZADA, MAS NÃO HÁ IMPOSTOS OU TAXAS SUFICIENTES PARA GERAR RECEITA.....

    AGORA TEM UMA COISA......

    VAMOS APROVEITAR O SITE DO NOSSO AMIGO RAFAEL E POSTAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA?

    ISSO É UM DESAFIO PARA AQUELES QUE REALMENTE AMAM CAÉM..... EU ESTOU DISPOSTO A APRENDER... E VOCÊ?


    Lucas Santiago Borges
    Professor de História, formado na UNEB., Universidade do Estado da Bahia.
    Meu ||Blog. www.lucascaem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas Santiago, sempre colaborando com agragadores comentários.

      Excluir
  2. Bom dia.

    O PolitiCaém após a contudência de comentários desagregadores e ofensivos a integridade de algumas pessoas, desencadeando o repúdio dos Caenenses e/ou simpatizantes, optou por moderar os cometários afim de sustentar o principio da moralidade. Entretanto, preservamos e preservaremos, sempre, a pluralidade de opiniões a monitorar o portal de forma, imperativamente, democrática.

    O leitor Carlos Vitor L. Oliveira nos enviou sua opinião a respeito da conjuntura estrutural do PolitiCaém, e, como de nosso perfil, agradecemos sua colaboração e, neste momento, nos debruçaremos sobre outras opiniões, para, assim, formalizarmos a estrutura mais eficaz.

    Segue trecho de sua opinião: "Boa noite. Não gostei da atitude tomada pela direção do site, ´´FILTRANDO`` os comentários a serem postados..."

    ResponderExcluir
  3. O Professor Lucas sim tem coerência no que diz. Parabéns Lucas, vc realmente entende de POLÍTICA...

    ResponderExcluir
  4. Acompanho o Politicaém e gosto da forma que vocês conduzem as postagens e descrevem o cenário político da nossa cidade. Em relação ao texto, fiquei impressionado com a forma inteligente e agregadora de valor que foi tomada ao interpretar os dados. Diferentemente de muitos cidadãos, através das palavras de Rafael Muricy, vemos que realmente existe um compromisso com a verdade, compromisso com a melhora da nossa cidade e não, simplesmente, com a eleição que se aproxima. Muitos oportunistas estão querendo tirar proveito de toda e qualquer miséria que se apresente em nossa cidade, mas, desde já, afirmo, como cidadão, amigo e colaborador do povo caenense, que, nenhum dos oportunistas conseguirá tirar vantagens sobre o povo de Caém. Enquanto muitos se aproveitam das migalhas lançadas pela rede midiática para atacar os opositores, na cidade de Caém, muitos distritos estão sem abastecimento de água por mais de 15 dias, muitos pecuaristas estão vendo seu gado morrer à mingua, muitos agricultores tiveram o prejuízo de 100% em suas lavouras. Concidadãos não têm as suas necessidades básicas atendidas, estão a sofrer não só por causa do período da estiagem, mas a longo tempo de vários males que os assolam. E a culpa é da administração pública que não preza pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência nos seus atos? NÃO! A culpa é sua, que tem um título da cidade de Caém e só vai lá para votar no seu familiar e fazer politicagem barata. A culpa é sua, que está preocupado mais com as benesses decorrentes da eleição do que com o povo caenense. A culpa é sua, que pode até votar em Caém, mas cidadão de lá, você não é. Cidadania vai muito além do ato de votar e tentar corromper a consciência dos outros na época da eleição. Vou respeitar o local e controlar a minha indignação, mas, vossas senhorias deveriam colocar as suas excelentíssimas hipocrisias n'onde o céu não bate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos mais participações Mathias Cerqueira, seu comentário expõe as belíssimas colaborações que os jovens como você podem dar a nossa Caém. Obrigado.

      Excluir
  5. johnathas trindade!!!!22 de março de 2012 às 15:20

    Fico feliz Rafael por vê jovens como vc, que sairão de nossa cidade e usa um meio de comunicação para se expressar, não para denegrir a imagem do nosso municipio como muitos outros que assim como vc sairão daqui para alcançar patamares maior, mais infelismente não tem a cultura de criticar uma adiminstração como visão para que possa melhorar, mais sempre pensando em dessejos próprios, almejando sempre voltarem ao poder para enriquecer-se como fazião em tempos passados... A situação do nosso municipio realmente não é boa, e nós que amamos e queremos realmente vermos nossa cidade nas manchetes com boas noticias, devemos nos mobilizarmos para trazermos boas sugestões para que tudo isso mude....O BLOG POLITICAÉM está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Estaremos sempre contando com a sua participação Johnathas Trindade, O PolitiCaem é um mecanismo livre que considera todas as opiniões, resguardando, é claro, a moralidade. Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir

Identifique-se. Seja construtivo, responsável e comente sem ofender as pessoas.

Cordialmente, Equipe PolitiCaém.