quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nas entranhas da política Caenense.


Pescoços duros. Admiro. Gosto de conversar, manifestar e ouvir opiniões distintas que possam agregar algo. Caém, em datas especiais, ainda é mais aconchegante e interativa. Na semana santa foi assim, e, por vivermos um ano político, nos deliciamos com mais intensidade. Tantas conversas, discussões, em maioria, regadas a cerveja e ego – Eu sou o melhor; o meu é o melhor. Peguei-me rindo bastante, pensando, por ora, e, questionando, quando me assolara instintos jornalísticos. O que não faz um admirador pela política.
Como disse antes, a conversa me atraiu, principalmente aos que fazem a política Caenense acontecer. Vi confiança, proposta. Vi idealismo. Interessante e surpreendente! Mas, como tudo não são flores, não vemos coisas acontecerem, como disse, um dia, Getúlio Vargas, um dos maiores, pra não dizer o maior presidente da historia desse país, “tudo se precipita e nada se move”. É, a característica do cenário político Caenenese, até agora, se resume em garganta e poder de convencimento, inclusive entre os pré-candidatos. Um tenta convencer o outro que é o melhor. Que tarefa difícil!
Nos próximos dias, terá mais uma tentativa de unidade, por parte da oposição, uns três ou quatro postulantes a prefeitura de nossa terra, tentarão estabelecer diálogo, se infiltrar no consenso, esfregar pesquisas de intensões de voto. Será que rola? Tenho minhas dúvidas, estão muitos separados, paralelos, confiantes e, o pior, míopes. Não quero alvoroçar, mas, sinto que precisamos de mais.

E o povo?  O que se sente dele? Muitos decididos, mas podem migrar, por conveniência; alguns duvidosos, pelo cenário nebuloso; e, por fim, outros, que pensam, calculam, observam e retratam de forma minuciosa e mediada pelos seus interesses, as ações dos pré-candidatos. Não tem nada decidido, isso é certo, mas parece incerto pela desunião.


Como toda visão jornalística, panorâmica, a que me inspirei nesses dias, observei, também, mais até do que interagi, o outro lado: a situação, e sua “tranquilidade” dramática, assustada com qualquer ação de seus oponentes. Estão firmes, focados, porém, sempre olhando para trás, pro lado, soando desconfiança no povo. Como desconfiar do povo? O povo não deve confiança a ninguém, pelo menos não devia. Muitas vezes as necessidades são compradas, e a única arma que temos – o voto – é vendida. Pobre sina!


Enfim, vamos aguardar. É o que nos resta, como pobres mortais. O que esperamos, pelo menos, é uma campanha de nível, agregadora, interativa com os caenenses e suas necessidades, e, principalmente, bem intencionada. À luta Caém!




Por Rafael Muricy.


4 comentários:

  1. UM TEXTO SIMPLESMENTE PERFEITO NO SEU ASPECTO POLÍTICO E JORNALÍSTICO, PARABÉNS A VOCÊ RAFAEL.
    UM FORTE ABRAÇO.
    EDIVAN REIS!

    ResponderExcluir
  2. è isso ai Rafael, você falou muito bem da situação real da policita de caém !

    o que nos resta é aguardar..... rsrs

    um forte abraço continue com esse mega trabalho
    estamos juntos

    ResponderExcluir
  3. Rafa parabéns, estou muito orgulhosa de vc, bjus

    ResponderExcluir
  4. De fato meu caro Rafael..... você está coberto de razão, porém acho que a política caenense começou cedo demais. O momento das conversas devem ser agora e não do início do ano, ano passado, retrasado etc e tal....
    A definições devem se propagar a partir do mês de junho, naturalmente quando as convenções ocorrem....
    Quanto a decisão da oposição, entendo que de fato ainda não há manifestação porque o duelo, no sentido positivo, entre Arnaldinho e Fábio apenas está começando, pois segundo informações não oficiais: Um não sai candidato a VICE do outro.... Ambos querem a Majoritária (cabeça de Chapa)....rsrsrs
    Normal, haja vista que Arnaldinho vem há mais de 15 anos pleiteando um candidatura a Prefeito e Fábio se empolgou apenas dessa vez, baseado em dados de que ele seja o melhor nome para Unir Gregos e Troianos...A disputa ainda está começando....
    Quanto a situação, já está de martelo batido...Edgar Moreira e o Prof. Antônio César são pré-candidatos praticamente definidos...Ambos já estão em campanha...Lembrando aos desavisados que com eles não tem disputa...
    Resta mesmo, como diz você, AGUARDAR pra ver no que vai dar...

    Lucas Santiago Borges: Email: lucasdopt@hotmail.com e
    BLOG: lucascaem.blogspot.com

    ResponderExcluir

Identifique-se. Seja construtivo, responsável e comente sem ofender as pessoas.

Cordialmente, Equipe PolitiCaém.